//
você está lendo...
DataGramaZero

Tecnologias de descoberta de conhecimento na gestão do conhecimento: contextualizações com a sociedade do conhecimento

DZIEKANIAK, Gisele. Tecnologias de descoberta de conhecimento na gestão do conhecimento: contextualizações com a sociedade do conhecimento. DataGramaZero, v. 11, n. 1, fev. 2010. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/fev10/Art_05.htm>. Acesso em: 17 fev. 2010.

Resumo
O artigo pretende fazer uma análise de tecnologias baseadas em Inteligência Artificial como é o caso do data mart, data mining e data warehouse para auxiliar na tomada de decisão do gestor de organizações tecendo relações com a gestão do conhecimento. Utilizou-se a revisão de literatura para compreender como a as ferramentas de Descoberta de Conhecimento (KDD) exploradas neste texto poderiam contribuir no que se considerou como boas práticas em gestão do conhecimento e na tomada de decisão. Tais tecnologias foram eleitas para análise por trabalharem com amplo volume de dados, sendo de grande utilidade em empresas que objetivam conhecer perfil de usuários e padrões de consumo e motivações, a fim de agregar valor ao negócio, sob a visão do business inteligence. Com relação a diferenças entre estas tecnologias se pode dizer que, enquanto o business inteligence atua no plano tácito de uma organização, as ferramentas tecnológicas trabalhadas neste artigo, atuam no plano estratégico, oferecendo, quando bem utilizadas, informações privilegiadas aos seus gestores.

Palavras-chave: Data warehouse; Data mart; Data mining; Inteligência artificial; Gestão do conhecimento; Descoberta de conhecimento.

About these ads

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Entradas recentes

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Bibliotecário Biblioterapia Catalogação Cientometria Classificação Competência informacional Competência informacional (“information literacy”) Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 290 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: