//
você está lendo...
DataGramaZero

A descoberta científica para alguns autores clássicos do século XX


MACHADO, Carlos José Saldanha. A descoberta científica para alguns autores clássicos do século XX. DataGramaZero, v.10, n.1, fev., 2009. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/fev09/Art_05.htm&gt; Acesso em: 19 fev. 2009.

Resumo: O objetivo deste artigo é contribuir para a superação do déficit de conhecimento nacional nas ciências sociais e humanas sobre o fenômeno da invenção no campo científico. Trata-se de responder à questão de como se concebe uma idéia científica nova através da análise das obras de autores canônicos do Século XX das áreas da medicina, da psicologia, da matemática, da filosofia, da física e da divulgação científica. Na primeira parte, analisamos autores que compartilham de uma visão sócio-histórica sobre a singularidade do indivíduo/descobridor e sua relação com a problemática e desafios de seu tempo. Para esses autores a conclusão é de que a grandeza de uma obra deve ser procurada na grandeza da personalidade daquele que a constituiu. A psicologia singular do descobridor se estende à estrutura psicológica idêntica de uma comunidade de pensamento, da qual ela é a representante. Na segunda parte, os autores reunidos chegam à conclusão de que a descoberta ocorre no momento em que a idéia nova surge, sob a forma de uma iluminação. A iluminação é o fruto de uma inspiração individual, espontânea e involuntária, mas misteriosa. Concluímos o artigo qualificando todas as abordagens analisadas de modelo difusionista posto que estão alicerçadas na divisão entre o momento em que se elabora o novo e aquele em que o novo será admitido e reconhecido por todos. São abordagens que promovem uma concepção mentalista da criação, concepção oposta àquela desenvolvida pelos Social Studies of Science.

Palavras Chaves: Ato criador, Descoberta científica, Invenção, Modelos psicológicos, Sociologia da ciência.

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: