//
você está lendo...
Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação

Da filosofia da classificação à classificação bibliográfica

TÁLAMO, Maria de Fátima Gonçalves Moreira; NUNES, Leiva. Da filosofia da classificação à classificação bibliográfica. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, v. 7, n. 1, p. 30-48, jul./dez. 2009. Disponível em: <http://www.sbu.unicamp.br/seer/ojs/index.php/rbci/article/view/413> Acesso em: 6 ago. 2009.

Resumo
A Classificação é uma função importante para a funcionalidade dos sistemas de informação pois possibilita seu compartilhamento. Pode ser reconhecida como matricial, quando outras funções advêm dela. Ela é motivo de estudos desde a Antiguidade, uma vez que todo ato humano promove a distribuição em classes e pode ser inserido em uma delas. Porém os sistemas de classificação bibliográfica existentes não suportam o volume informacional, o que compromete a recuperação no momento da busca por informações. Há necessidade de métodos de tratamento dessas informações que tornem viáveis as respostas das organizações de documentos. O planejamento prévio dos procedimentos para garantir de forma acessível a informação necessita de observações. O usuário é o alvo principal desse sistema e portanto as classificações bibliográficas devem responder à necessidade do mesmo. As mudanças são constantes e necessárias. E os sistemas de classificação necessitam aprofundar a teoria dos conceitos e das categorias para auxiliar a representação do conhecimento. Ainda necessita de estudos aprofundados por pesquisadores da área, visto que o aumento dos acervos e das informações digitais criou uma nova realidade que assim o exige. Entretanto, os sistemas de classificação existentes têm tido dificuldade de acompanhar a crescente evolução do conhecimento, causa do aumento de informações que nem sempre têm sido recuperadas com êxito pelos pesquisadores.

Palavras-chave: Classificação Decimal de Dewey; Classificação Decimal Universal; Sistemas de classificação; Conceitos de classificação.

Anúncios

Sobre Pedro Andretta

Curte um desafio e compartilha idéias. É entusiasta dos estudos do discurso, dos estudos métricos, da ciência da informação e da hipermidia. Esta sempre se aventurando madrugada adentro, um dia ainda quebra um paradgma ou o despertador....

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: