//
você está lendo...
Cultura em recorte

Políticas públicas de fomento à leitura e relação estética literária: uma abordagem interdisciplinas de projeto de Belo Horizonte e Campinas

VASCONCELOS, Alex Bretas; VALLE, Ana Luiza Rocha do. Políticas públicas de fomento à leitura e relação estética literária: uma abordagem interdisciplinas de projeto de Belo Horizonte e Campinas. Cultura em Recorte: Revista Eletrônica de Museologia e Ação Cultural, Campinas, v.2, n.1, p. 22-53, jan./jun. 2010. Disponível em: < http://www.culturaemrecorte.org/ojs-2.3.1-2/index.php/CEREMAC/article/view/8/13 > Acesso em 20 jul., 2010

Resumo:
Atentos às margens da sociedade dois projetos oferecem a usuários de ônibus caminhos para o centro, não só dos conhecimentos, mas de experiências novas. Surge para muitos um primeiro contato real com o livro e, no caso da literatura, possibilidades de trânsito pelo mundo artístico e de vivência da fruição e da relação estética. Sem precisarem deslocarse do trajeto conhecido, são transportados a outras esferas em que há algo que é novo e subitamente lhes pertence: a arte. Propõe-se aqui uma análise interdisciplinar em torno de dois casos concretos de política pública: o projeto Leitura para Todos, cujo formato seminal é de Belo Horizonte, MG, e o Leitura, a Melhor Viagem, sediado em Campinas, SP. A abordagem é oportuna porque o quadro de carências relativo ao estímulo do hábito de leitura, ainda a via principal de acesso ao conhecimento e à disseminação da rica literatura brasileira, é grave.
Palavras-chave: Leitura. Política pública. Literatura. Ação Cultural.

Anúncios

Sobre Pedro Andretta

Curte um desafio e compartilha idéias. É entusiasta dos estudos do discurso, dos estudos métricos, da ciência da informação e da hipermidia. Esta sempre se aventurando madrugada adentro, um dia ainda quebra um paradgma ou o despertador....

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: