//
você está lendo...
DataGramaZero

Abordagens recentes sobre ética no campo da Ciência da Informação no Brasil

STUMPF, Katiusa. Abordagens recentes sobre ética no campo da Ciência da Informação no Brasil. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 11, n. 6, dez. 2010. Disponível em: <http://www.datagramazero.org.br/dez10/Art_02.htm>. Acesso em: 9 dez. 2010.

Resumo
Trata-se de uma revisão de literatura com o objetivo de conhecer as abordagens recentes sobre a ética no campo da Ciência da Informação no Brasil. Para isso utilizou-se os textos apresentados no Primeiro Simpósio Brasileiro de Ética da Informação, parte dos textos da coletânea sobre ética, publicada pelo Conselho Federal de Biblioteconomia e os trabalhos apresentados nas últimas cinco edições do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação. Os textos revisados apresentam o interesse de seus autores em distintas vertentes do tema. O predomínio da discussão está nas éticas relacionadas às novas tecnologias da informação. A ética, como temática, embora tenha conquistado cada vez mais a atenção de seus membros, ainda é pouco abordada, ocorrendo de forma mais voltada para questões gerais e, em anos recentes. Conclui-se que uma atuação dos Cursos de Biblioteconomia voltada à maior inclusão da temática em seus projetos pedagógicos, assim como uma mais ampla inserção do tema em âmbito internacional como objeto de pesquisa, poderá melhorar esse cenário.

Palavras-chaves: Ética da informação; Ética profissional; Ciência da informação; Coletânea sobre ética,CFB; Congresso brasileiro de biblioteconomia, documentação e ciência da informação.

Anúncios

Discussão

2 comentários sobre “Abordagens recentes sobre ética no campo da Ciência da Informação no Brasil

  1. Olá! Gostaria do link atualizado dessa revisão de literatura, não consigo encontrar…
    Muito Obrigada

    Publicado por Alexandra | 28/08/2016, 22:50
  2. Olá, Alexandra!

    Infelizmente a DataGramaZero está indisponível e até o momento não temos notícia de quando voltará ao ar.

    Atenciosamente,
    Eduardo.

    Publicado por Eduardo | 29/08/2016, 18:21

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: