//
você está lendo...
Informação & Informação

Ética e autoria na produção textual científica

WITTER, Geraldina Porto. Ética e autoria na produção textual científica. Informação & Informação, Londrina, v. 15, n. esp., p. 130-143, 2010. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/6568/6771>. Acesso em: 17 jan. 2011.

Resumo
Discutem-se os problemas éticos de autoria no relato de estudos científicos. Consideramse, também, variáveis envolvidas nos problemas presentes em pontos distintos do ciclo de produção, mais especificamente, focalizam-se códigos de ética e a legislação sobre questões, como a ordenação dos créditos de autoria. De forma similar, a ética no fazer referência a trabalhos de outros autores e do próprio escritor requer cuidados. Quem é autor ou co-autor, quem é designado como o primeiro ou em qualquer outra posição é também ponto discutível. As relações entre os profissionais que atuam na produção do artigo, especialmente orientador e orientando, precisam ser consideradas na  atribuição de créditos. Alternativa para solucionar a questão é apresentada e pode ser útil a autores e editores. Recomendam-se estudos empíricos com pesquisadores, professores, estudantes e editores para que atribuam créditos às várias funções arroladas.

Palavras-chave: Produção científica. Imperativos éticos. Escala de autoria.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: