//
você está lendo...
Informação & Sociedade: Estudos

Hábitos, rupturas e novas possibilidades de compartilhamento de informação e de conhecimento

JORENTE, Maria José Vicentini; SANTOS, Placida Amorim da Costa. Hábitos, rupturas e novas possibilidades de compartilhamento de informação e de conhecimento. Inf. & Soc.: Est., João Pessoa, v. 20, n. 3, p. 13-26, set./dez. 2010. Disponível em: <http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/4837>. Acesso em: 15 fev. 2011.

Resumo
A tessitura dos mundos que conhecemos é construída por hábitos e condicionada por crenças estabelecidas, por meio das quais filtramos e conformamos um universo circunscrito. Este processo de construção torna essencial entender as formas de “captura e recontextualização da Informação” e também elucidar a participação dos princípios ou leis que regulamentam e estruturam as formas de pensar e agir criativamente na contemporaneidade. Neste artigo se tem a proposta de apontar que a Ciência da Informação ao estudar o conjunto de modificações em relação ao estabelecimento dos novos hábitos da Sociedade da Informação deve oferecer indicadores sócio-culturais relevantes para a compreensão de nosso momento histórico. Para tanto se apresentam alguns momentos extraídos do contexto destas modificações no aspecto do continuum dos desejos da informação e do conhecimento compartilhados. O movimento exige um recuo significativo do olhar, situando-o simultaneamente no âmbito das relações entre hábito e ruptura como movimentos que tecem as relações do mundo, do humano e das distintas mudanças culturais.

Palavras-chave: Informação e Tecnologia. Hábitos. Informação Compartilhada. Informação e Conhecimento.

Sobre Laura

Bibliotecária, pisciana, consumista, leitora compulsiva, [board]gamer, feminista, chata, prolixa, viciada em quebra-cabeças, musicófila ;)

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: