//
você está lendo...
DataGramaZero

As histórias em quadrinhos: instrumento de informação e de incentivo à leitura

Gasque, Kelley Cristine Gonçalves Dias; RAMOS, Rubem Borges Teixeira. As histórias em quadrinhos: instrumento de informação e de incentivo à leitura. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, abr. 2012. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/abr12/F_I_art.htm>. Acesso em: 21 abr. 2012.

Resumo
O presente artigo analisa as histórias em quadrinhos, identificando a verossimilhança entre determinados períodos históricos e a concepção e atuação dos personagens da Marvel e da DC Comics. Ao utilizar-se de uma narrativa ficcional para expor as tramas e os enredos elaborados aos leitores, os quadrinhos estabelecem a aproximação com a realidade, possibilitando a reflexão sobre os fatos ocorridos e gerando novos conhecimentos ou reforçando conhecimentos previamente adquiridos. Parte-se do pressuposto de que os quadrinhos possibilitam a reflexão e crescimento pessoal, constituindo-se em importante recurso de informação para pesquisa e incentivo à leitura.

Palavras-chave: História em quadrinhos; Conhecimento; Leitura; Bibliotecas; Fatos históricos; Acesso à informação.

Anúncios

Discussão

Um comentário sobre “As histórias em quadrinhos: instrumento de informação e de incentivo à leitura

  1. Concordo com a definição. Trabalhando inteligentemente, podemos trazer essa maneira de comunicação para nossa realidade com nossos assuntos que, talvez, precise de uma maneira mais popular e de impacto que desencadeie o interesse da sociedade

    Publicado por Maurício T, Luterbak | 15/05/2012, 19:28

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: