//
você está lendo...
DataGramaZero

O Social Bookmarking como instrumento de apoio à elaboração de guias de literatura na internet

COSTA, Maíra Murrieta; CUNHA, Murilo Bastos da. O Social Bookmarking como instrumento de apoio à elaboração de guias de literatura na internet. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, abr. 2012. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/abr12/F_I_art.htm>. Acesso em: 21 abr. 2012.

Resumo
Trata-se de discussão sobre o processo de armazenagem de links favoritos em plataformas de social bookmarking e o fato de que esse processo culmina com a criação de uma lista de sítios ou documentos recomendados, aproximando-se da definição de um guia de literatura. Como objetivo geral tem-se a análise comparativa das plataformas de social bookmarking quanto à sua adequação para a produção de guia de literatura na web. São analisadas as plataformas CiteUlike e Connotea pelo fato de que estas plataformas se preocupam com a informação acadêmica online. A pesquisa caracteriza-se como mista na coleta e tratamento dos dados. Na análise qualitativa foi utilizada a Teoria Fundamentada (Grounded Theory) como instrumento de investigação. Os participantes da pesquisa aceitaram utilizar o CiteUlike para desenvolver um guia de literatura na web, mas não aceitaram o Connotea.

Palavras-chave: Bibliografia; CiteUlike, Connotea; Guia de literatura; Social bookmarking; Web 2.0.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: