ABREU, Jônatas Souza de. Repositório institucional ou rede social de aprendizagem? DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, abr. 2012. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/abr12/F_I_art.htm>. Acesso em: 21 abr. 2012.
Resumo
A sociedade da aprendizagem exige das pessoas que estas transformem informação em conhecimento para várias instâncias e relações sociais vitais como trabalho, educação e etc. Iniciamos, então, a análise de fatores de aprendizagem dentro de instituições de ensino superior –IES– que se propõem a armazenar a sua produção cientifica em repositórios digitais de acesso comum ao publico acadêmico visando se estabelecer como uma nova ferramenta no processo de geração de novos conhecimentos e superação de paradigmas e dificuldades anteriores com relação à disseminação de informações e aprendizagem, através de ferramentas tecnológicas disponíveis. Objetiva-se,através deste estudo, discutir a possibilidade de integração entre redes sociais e os chamados Repositórios Institucionais, chegando, então, a formar uma rede social de aprendizagem, cujas pessoas (acadêmicos, profissionais e membros da sociedade em geral) seriam interessadas em determinado tema. Utilizou-se para este artigo a pesquisa fundamental embasada em materiais bibliográficos e online que viessem a nortear o desenvolvimento do mesmo.
Palavras-Chave: Sociedade da aprendizagem; Sociedade do conhecimento; Redes sociais; Repositórios institucionais; Espaços de aprendizagem; Colaboração em ambientes digitais.
Discussão
Nenhum comentário ainda.