//
você está lendo...
Brazilian Journal of Information Science

Ciência da Informação e áreas correlatas: um estudo de caso na Universidade Federal de Minas Gerais

FERNANDES, Wesley Rodrigo; CENDÓN, Beatriz Valadares; ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. Ciência da Informação e áreas correlatas: um estudo de caso na Universidade Federal de Minas Gerais. BJIS, Marília, v. 5, n. 1, p. 3-36, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/bjis/article/view/1260>. Acesso em: 26 abr. 2012.

Resumo
Esta pesquisa contribui para a compreensão do que é Ciência da Informação e como está evoluindo através da verificação de disciplinas que interagem com o campo científico da Ciência da Informação no presente momento, bem como a amplitude e a intensidade dessas relações. A pesquisa usa dois estudos bibliométricos de periódicos científicos utilizados por pesquisadores da área. No primeiro estudo, a análise de citações acessou 433 periódicos citados nas bibliografias de 18 teses e 39 dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Estes foram os primeiros textos examinados para determinar a sua distribuição em nove categorias representativas de grandes áreas do conhecimento. Em seguida, as subáreas ao qual cada revista pertencia também foram identificadas. No segundo estudo, 316 periódicos do campo da Ciência da Informação, assinados e disponíveis no Portal CAPES de Periódicos Científicos, foram identificados e analisados em termos de outras áreas do conhecimento para o qual eles também foram designados pelo Portal. O resultado da análise de citação revelou que 31,8% dos 433 periódicos citados eram interdisciplinares, 49,7% diziam respeito a outras áreas do conhecimento, enquanto 18,50% foram classificados apenas como Ciência da Informação. A análise dos dados do segundo estudo revelou que 57% dos periódicos foram classificados apenas como Ciência da Informação e 43% foram classificados simultaneamente em mais de uma área. Resultados decorrentes de ambos os estudos mostram que a Ciência da Computação, Administração e Educação são as disciplinas mais estreitamente relacionadas com a área de Ciência da Informação. As áreas de conhecimento que a Ciência da Informação mais amplamente se refere são as Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguística, Literatura e as Artes.

Palavras-Chave: Ciência da Informação; Interdisciplinaridade; Áreas do Conhecimento Correlatas; Estudos Bibliométricos.

Sobre Laura

Bibliotecária, pisciana, consumista, leitora compulsiva, [board]gamer, feminista, chata, prolixa, viciada em quebra-cabeças, musicófila ;)

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: