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Revista ACB

Aspectos cognitivos da leitura: conhecimento prévio e teoria dos esquemas

BOSO, Augiza; GARCIA, Daniela; RODRIGUES, Michele de Britto; MARCONDES, Pollyne. Aspectos cognitivos da leitura: conhecimento prévio e teoria dos esquemas. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 24-39, jul./dez., 2010. Disponível em: <http://revista.acbsc.org.br/index.php/racb/article/view/716/pdf_39>. Acesso em: 15 jul. 2012.

Resumo:
Este artigo salienta a importância do conhecimento prévio do leitor na
interpretação de um texto, descrevendo-se a ciência cognitiva. Demonstra como se articula o conhecimento prévio e a sua relevância para a leitura. Aborda as estratégias de leitura e sua relação com os modelos mentais relacionado à teoria dos esquemas. Adotou-se para o estudo a metodologia de revisão bibliográfica. Conclui-se que os conhecimentos prévios do leitor proporcionarão uma concepção mais ampla de determinado texto, pois ao utilizar conhecimentos anteriores o leitor estabelecerá uma relação integrada com o texto que permitirá a captação de seu significado.

Palavras-chave: Leitura; Conhecimento prévio; Aspectos cognitivos.

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