//
você está lendo...
Informação & Informação

Conceitos de Organização e Representação do Conhecimento na ótica das reflexões do Grupo Temma

LARA, Marilda Lopes Ginez de. Conceitos de Organização e Representação do Conhecimento na ótica das reflexões do Grupo Temma. Informação & Informação, Londrina, v. 16, n. 2, p. 92-121, Ed. Esp., 2011. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/9952/9286>. Acesso em: 26 jul. 2012.

Resumo
Relaciona a visibilidade da ciência com sua terminologia e apresenta elementos para a delimitação de conceitos de Organização e Representação do Conhecimento na ótica das reflexões do Grupo Temma, recuperando os termos Análise Documentária, Leitura Documentária, Informação Documentária, Linguagem Documentária e Linguística Documentária. Justifica a seleção argumentando sobre a necessidade de se reportar às origens dos termos, a maioria proveniente da vertente francesa de Documentação. Conclui ressaltando a importância de maior pesquisa sobre a formação dos conceitos da área, quer para proporcionar maior visibilidade às pesquisas, quer para encaminhar projetos de harmonização de conceitos.

Palavras-chave: Organização e representação do conhecimento. Análise documentária. Linguística documentária. Leitura documentária. Informação documentária. Linguagem documentária. Grupo temma.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: