//
você está lendo...
Informação & Informação

Desafio aos Gestores de Unidades de Informação para Implementar o Intraempreendedorismo e o Empowerment

GOMES FILHO, Antonio Costa; HONESKO, Astrid; SILVA, Vera Lucia Braga da; BEM, Roberta Moraes de.  Desafio aos Gestores de Unidades de Informação para Implementar o Intraempreendedorismo e o Empowerment. Informação & Informação, Londrina, v. 16, n. 3, p. 118-141, 2011. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/8626/10590>. Acesso em: 26 jul. 2012.

Resumo

Introdução: A gestão das organizações contemporâneas exige ferramentas gerenciais adequadas ao seu tempo. Essas ferramentas estão disponíveis ao gestor de unidades de informação e podem ser aplicadas na gestão desse tipo de sistema organizacional.
Objetivo: Apresentar os conceitos de intraempreendedorismo e de empowerment como os principais elementos do clima organizacional necessários ao desenvolvimento do espírito empreendedor.
Metodologia: O instrumento de coleta de dados foi o questionário, aplicado em 2010 para servidores de uma biblioteca universitária. No universo da pesquisa de 56 sujeitos, 36% dos questionários foram respondidos.
Resultados: Os resultados permitem inferir que, de um total de dez características empreendedoras, três delas (estabelecimento de metas, riscos calculados e persuasão e redes de contatos) foram consideradas como pontos fracos no grupo analisado. A constatação de que os profissionais pesquisados têm, no nível grupal, grau positivo favorável ao empreendedorismo – possuindo 70% de características empreendedoras
pessoais positivas sugere que os mesmos podem auxiliar na inovação da unidade de informação se os gestores criarem um ambiente favorável ao intraempreendedorismo.Quanto ao clima organizacional, este foi considerado favorável à implementação do empowerment.
Conclusões: As conclusões finais revelam que a unidade de informação pode ser beneficiada com a aplicação do empowerment, de forma a promover o espírito empreendedor, estando aberta para mudanças culturais rumo a uma Administração Empreendedora.

Palavras-chave: Empowerment. Intraempreendedorismo. Criatividade. Descentralização. Poder. Administração. Unidades de Informação.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: