//
você está lendo...
Informação & Informação

Formação e Competências do Bacharel em Biblioteconomia da UDESC: Análise Seguindo a Classificação Brasileira de Ocupações

LUCAS, Elaine de Oliveira; OURIQUES, Aline Andrade. Formação e Competências do Bacharel em Biblioteconomia da UDESC: Análise Seguindo a Classificação Brasileira de Ocupações. Informação & Informação, Londrina, v. 16, n. 3, p. 166-190, 2011. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/8317/10592>. Acesso em: 26 jul. 2012.

Resumo
Introdução: A dominação tecnológica, de certa forma, atingiu todas as áreas do conhecimento, sendo que a área da Biblioteconomia, que trata primariamente com a informação, foi afetada de tal modo que surgiram alterações nos paradigmas da profissão.
Objetivo: Verificar se o curso de Biblioteconomia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) atende às exigências do mercado de trabalho quanto à formação e às competências do bacharel em Biblioteconomia, seguindo a Classificação Brasileira de Ocupações (CBO).
Metodologia: Trata-se de uma pesquisa documental, que abrange fontes bibliográficas e documentais, sendo que foi analisado o currículo vigente implantado em 2008 do curso de Biblioteconomia da UDESC.
Resultados: As oito fases do curso de Biblioteconomia da UDESC atendem às atividades que a CBO classifica para o bibliotecário. O único critério presente em todas as fases é a competência pessoal. Além disso, as atividades que mais predominam no curso de Biblioteconomia da UDESC são: disponibilizar informações a qualquer suporte; gerenciar unidades, redes e sistemas de informação; e desenvolver estudos e pesquisas.
Conclusões: As conclusões finais revelam que o curso analisado atende às exigências do mercado de trabalho quanto à formação e às competências do bacharel em Biblioteconomia.

Palavras-chave: Curso de Biblioteconomia. Atividades do bibliotecário. Classificação Brasileira de Ocupações (CBO)

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: