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Informação & Sociedade: Estudos

Modelo para análise conceitual de teses e dissertações com vistas à criação de taxonomia facetada

MACULAN, Benildes Coura Moreira dos Santos; LIMA, Gercina Ângela Borém de Oliveira.. Modelo para análise conceitual de teses e dissertações com vistas à criação de taxonomia facetada. Inf. & Soc.: Est., João Pessoa, v.21, n.3, p.41-54, set./dez. 2011. Disponível em: < http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/9582 >. Acesso em: 26 jul. 2012.

Resumo:
Este artigo apresenta o desenvolvimento de um Modelo de Leitura Técnica para sistematização da análise conceitual em documentos do tipo teses e dissertações, visando à identificação dos conceitos representativos de seu conteúdo. É produto de uma pesquisa em andamento que tem como objetivo criar uma taxonomia facetada para navegação, como interface de busca, a fim de facilitar a representação, sistematização e posterior recuperação de informações em bibliotecas digitais de teses e dissertações. A fundamentação teórico-metodológica para o desenvolvimento do modelo utilizou os estudos de Fujita e Rubi (2006), que criaram um modelo de leitura para análise de artigos da área biológica. As autoras basearam o modelo proposto na Norma 12.676, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (1992), na metodologia sugerida por Kobashi (1994), para indexação de documentos. Ainda, seguiram o sistema PRECIS (FUJITA, 2003), para identificação de conceitos. Além disso, dois elementos foram levados em consideração: 1) o usuário final, identificado como a comunidade científica, por meio da teoria de análise de domínio; 2) a estrutura textual de documentos do tipo teses e dissertações, baseada na Norma 14724:2005. O uso do modelo auxiliou na análise conceitual e minimizou a ocorrência de problemas de inconsistência na indexação dos documentos, apontados pelo resultado parcial da pesquisa.

Palavras-chave: Modelo de Leitura Técnica. Análise conceitual. Indexação de documentos. Recuperação de informação.

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Bibliotecária, consumista, casual gamer, colecionadora de boardgames, chata, prolixa, viciada em quebra-cabeças e jogos que ninguém gosta ;)

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