//
você está lendo...
Perspectivas em Gestão & Conhecimento

Cenário mundial dos resíduos sólidos e o comportamento corporativo brasileiro frente à logística reversa

MARCHI, Cristina Maria Dacach Fernandez . Cenário mundial dos resíduos sólidos e o comportamento corporativo brasileiro frente à logística reversa. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 1, n. 2, p. 118-135, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/9062/6907>. Acesso em: 2 ago. 2012.

Resumo

O Brasil, em um ranking de 163 paises, está no 62º lugar em desempenho ambiental, segundo um estudo realizado pelas Universidades de Yale e Colúmbia. Este estudo configura-se em dois eixos principais: contribuir para a redução de impactos ambientais na saúde humana, e promover incentivos ao gerenciamento dos recursos naturais. A preservação do meio ambiente ganha contornos mundiais quando se refere à geração de resíduos urbanos. Em 2010, depois de vinte anos de discussão, a Política Nacional de Resíduos Sólidos foi sancionada. Este projeto impõe obrigações aos empresários, ao Poder Público e aos cidadãos no gerenciamento dos resíduos. O presente trabalho tem como objeto de estudo uma reflexão sobre a conexão existente entre o rigor da Política Nacional de Resíduos Sólidos e as práticas cotidianas dos serviços de limpeza urbana dos municípios brasileiros. Delineia o cenário mundial do descarte dos resíduos sólidos urbanos, e constrói um sumário representativo sobre o desenvolvimento da logística reversa na indústria brasileira. Acredita-se que a Política Nacional de Resíduos Sólidos será impulsionadora de novas práticas, e que os mecanismos de atendimento na área de limpeza urbana podem ser aprimorados pela nova Lei. Há muito o setor necessitava de um marco regulatório, mesmo que pontos da legislação necessitem de novas posturas pessoais e coletivas, que impulsionem.

Palavras-chave: Cenário Mundial de Resíduos Sólidos. Política Nacional de Resíduos Sólidos. Logística Reversa. Comportamento Corporativo Brasileiro.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: