//
você está lendo...
Perspectivas em Gestão & Conhecimento

Concepções e práticas educativas baseadas na gestão do trabalho com projetos

CAVALCANTE, Christianne Medeiros. Concepções e práticas educativas baseadas na gestão do trabalho com projetos. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 1, n. 2, p. 266-288, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/9603/7280>. Acesso em: 2 ago. 2012.

Resumo

A discussão que estabelecemos neste estudo versa sobre a forma como está se desenvolvendo a prática educativa baseada no trabalho com projetos, fruto da opção metodológica do professor. O estudo numa abordagem qualitativa de cunho etnográfico foi realizado com um grupo de seis professoras em duas escolas do Ensino Fundamental da Zona Administrativa Norte da Cidade de Natal/RN. Os dados foram construídos a partir de entrevistas semi-estruturadas, reforçados pela observação direta da prática de ensino das professoras. Os objetivos traçados foram identificar os motivos que justificavam a opção pelos projetos, relacionando os referenciais que subsidiavam sua construção; vivenciar a observação do cotidiano docente no planejamento e desenvolvimento dos projetos elaborados. À luz das informações obtidas, pode-se perceber um quadro complexo e mesmo contraditório, no qual as concepções se confundem e as práticas se fragilizam. A análise evidenciou incoerências entre teoria e prática no trabalho com projetos, fruto do pouco aprofundamento teórico das professoras. A adoção do projeto como opção metodológica não significou uma mudança efetiva no direcionamento da ação didática. Numa reflexão sobre tal situação, concluiu-se a necessidade de reclamar por uma compreensão do significado desse tipo de trabalho, abarcando as diferentes dimensões que implicam na prática da investigação, da pesquisa e da formação do professor. Mesmo não inviabilizando as intenções e iniciativas das professoras em busca de oferecer uma educação de mais qualidade, concluiu-se ser preciso enfatizar o processo de aprendizagem dentro de uma abordagem que enfoque o processo de aprender numa dimensão mais múltipla, mais inter-relacional, tanto das capacidades do aluno quanto das áreas do conhecimento.

Palavras-chave: Trabalho com projetos. Prática de ensino. Prática docente. Ensino fundamental.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: