//
você está lendo...
Perspectivas em Gestão & Conhecimento

O geoparque araripe como pólo difusor do conhecimento no semi-árido nordestino

DUARTE, Francisco Ricardo; MIRANDA, José Garcia Vivas. O geoparque araripe como pólo difusor do conhecimento no semi-árido nordestino. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 1, n. 2, p. 249-265, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/9809/6914>. Acesso em: 2 ago. 2012.

Resumo

O presente artigo descreve o processo de constituição do Geoparque Araripe, localizado no sul do estado do Ceará. Este geoparque é o único do Brasil a fazer parte da Rede Global de Geoparques da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Assim, este artigo tem como objetivo descrever o geoparque como um território de difusão do conhecimento e, ainda, analisar as relações de cooperação entre as organizações presentes no referido território. Apresenta o conceito de geoparque, bem como a localização do Geoparque Araripe, seguida de uma breve revisão da literatura, na qual são apresentados temas como Redes Sociais e Capital Social. Utiliza como metodologia a Análise de Redes Sociais. A pesquisa de campo foi realizada com 15 instituições que atuam direta ou indiretamente no Território do Geoparque Araripe. Pode-se concluir que este território é povoado por diferentes atores e que os mesmos exercem diferentes papéis e atividades, bem como oferece diferentes tipos de apoios. Constatou-se, também, que a maioria das instituições pesquisadas tem como função produzir, preservar e difundir conhecimentos relacionados às suas respectivas áreas de atuação, sendo que o fator que as unem é a questão ambiental. Assim, defende-se no presente artigo que a Gestão em Rede, é a melhor estratégia de gerenciamento para o Geoparque Araripe, uma vez que permitirá também uma maior articulação e integração entre os diferentes parceiros presentes no seu território.

Palavras-chaves: Geoparque. Conhecimento. Redes Sociais. Território. Desenvolvimento Sustentável.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: