//
você está lendo...
Perspectivas em Gestão & Conhecimento

Compartilhamento de conhecimento: um estudo de caso em uma instituição financeira

BARBOSA, José Geraldo Pereira; MONTEIRO, Lucila Siqueira Incerti; FREITAS, Jorge Augusto de Sá Brito e. Compartilhamento de conhecimento: um estudo de caso em uma instituição financeira. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 2, n. 1, p. 137-154, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/12296/7474>. Acesso em: 3 ago. 2012.

Resumo

A pesquisa buscou investigar se “Fazer e Aprender”, uma das metodologias utilizadas para transferência de conhecimento em uma organização de grande porte do setor de varejo bancário, ocorre em conformidade com o Modelo de Compartilhamento do Conhecimento proposto por Tonet e Paz, um processo formado por quatro fases: iniciação, implementação, apoio e incorporação; e influenciado por quatro elementos: a fonte e o destinatário do conhecimento, o conhecimento em si e o contexto onde ocorre seu compartilhamento. Como apoio teórico à pesquisa foram visitados, entre outros, os trabalhos de Tonet e Paz, Szulanski, Sveiby, Nonaka e Takeuchi e Fleury e Oliveira Jr. O estudo de caso, com abordagem qualitativa e finalidade descritiva, foi o método escolhido. Entrevistas semiestruturadas, observação ativa, pesquisa documental e análise de conteúdo com auxílio do software Sphinx® Survey foram utilizados para a coleta, tratamento e análise das evidências. Os resultados sugerem que apenas a fase de iniciação, parte da fase de implementação e a fase de incorporação do modelo de Tonet e Paz foram identificadas nas aplicações da metodologia “Fazer e Aprender” na organização pesquisada. Com relação à etapa de planejamento da fase de implementação, ela não foi percebida pelos entrevistados como satisfatória, em decorrência de falta de tempo e sobrecarga de atividades por parte das fontes do conhecimento. No que concerne à fase de apoio, ela foi prejudicada especialmente pela ausência de tempo disponível para exercitar e sedimentar os conhecimentos repassados.

Palavras-chave: Compartilhamento do conhecimento; Gestão do Conhecimento; Competências.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: