//
você está lendo...
Perspectivas em Gestão & Conhecimento

Metodologia científica: análise e reflexão sobre a eficácia dos resumos de artigos acadêmicos

ABRAMCZUK, Claudia; DILLY, Marcel; ENGELBERT, Ricardo; GRAEML, Alexandre Reis. Metodologia científica: análise e reflexão sobre a eficácia dos resumos de artigos acadêmicos. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, João Pessoa, v. 2, n. 1, p. 170-181, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/pgc/article/view/12662>. Acesso em: 3 ago. 2012.

Resumo

Este artigo analisa a eficácia dos resumos dos artigos acadêmicos em comunicar os aspectos essenciais do estudo de forma autônoma do texto principal. Para isso utilizou-se como objeto de análise 173 artigos publicados nos anais da área de Administração da Informação (ADI) do Enanpad, ao longo de um período de três anos. Todos os resumos foram analisados classificando-se cada fragmento de texto com relação ao tipo de informação contida: contextualização, objetivo do trabalho, justificativa, metodologia adotada, resultados alcançados ou outros. Os resultados obtidos foram analisados quantitativamente, inclusive por meio de técnicas de análise multivariada, sendo contrastados com as recomendações fornecidas pela literatura, assim como nas orientações dos comitês científicos de congressos acadêmicos e editoriais de revistas da área de Administração. Constatou-se que uma parte significativa dos resumos não cumpre seu objetivo, deixando de fornecer informações importantes para que o leitor seja capaz de saber o que foi feito, como foi feito e a que resultados se chegou.

Palavras-chave: Conteúdo do resumo. Qualidade do resumo. Relatório de pesquisa científica. Enanpad.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: