//
você está lendo...
Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação

A “cosmopédia” da CAPES: contexto de uso do portal de periódicos

COSTA, Luciana Ferreira da; RAMALHO, Francisca Arruda . A “cosmopédia” da CAPES: contexto de uso do portal de periódicos. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 3, n. 1, p. 138-154, jan./dez. 2010. Disponível em: <http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/view/34/74>. Acesso em: 04 ago. 2012.

Resumo

Descreve o contexto geral de uso do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a partir da promoção do acesso ao Portal de Periódicos através da Biblioteca Central desta universidade. Define os portais de informação enquanto “cosmopédias”. Apresenta a funcionalidade do Portal de Periódicos analisado. Constata problemas de acesso ao Portal de Periódicos na Universidade Federal da Paraíba decorrentes da gestão institucional. Conclui com recomendações institucionais para melhoria do acesso ao Portal de Periódicos que podem ser consideradas e aportadas em similares contextos de uso do mesmo.

Palavras-chave: Acesso à informação. Uso da informação. Periódicos eletrônicos. Portal de Periódicos da CAPES. Biblioteca Central – Universidade Federal da Paraíba.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: