//
você está lendo...
Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação

Organização e representação do conhecimento na ciência da informação: revisão da literatura

ALVARENGA, Lídia; SILVA, Daniela Lucas da. Organização e representação do conhecimento na ciência da informação: revisão da literatura. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, Brasília, v. 3, n. 1, p. 47-84, jan./dez. 2010. Disponível em: <http://inseer.ibict.br/ancib/index.php/tpbci/article/viewArticle/27>. Acesso em: 04 ago. 2012.

Resumo

Trata-se de artigo de revisão de literatura científica do subcampo da Ciência da Informação denominado Organização e Representação do Conhecimento (OCR) com o objetivo de apresentar panorama da pesquisa brasileira na área. Foi elaborado a partir de trabalhos apresentados na nona e décima edições (2008 e 2009) do Encontro Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação (Enancib). Apresenta considerações sobre as revisões de literatura, sua produção e importância no processo de comunicação científica e produção do conhecimento. Seu pressuposto metodológico é de que análises bibliométricas podem ser usadas como método coadjuvante na elaboração de artigos de revisão, paralelamente à análise de conteúdo. No caso específico do presente artigo a análise bibliométrica foi considerada cienciométrica. Quanto à caracterização dos trabalhos em geral foram analisados 53 trabalhos, considerando-se as variáveis: assuntos, co-autoria e entidades de vinculação de autores. A análise de citações teve como material o mesmo universo de trabalhos que juntos apresentam 990 citações, tendo sido consideradas as variáveis: assuntos, tipos de fontes, datas, idiomas, entidades de origem dos autores. Quanto à análise de conteúdo foram analisados os 30 trabalhos oriundos de pesquisas de doutorado e grupos de pesquisa. A parte cienciométrica do trabalho teve como suporte uma base de dados em Microsoft Access, especialmente construída, baseada no modelo entidade-relacionamento. Os resultados indicam avanços e inovações na área, tais como: novas soluções para a comunicação científica, que podem contribuir para o desenvolvimento de outros artigos de revisão; ferramentas que recuperam automaticamente plantas detentoras de determinados ícones; reflexões que contribuem para maior e melhor consistência terminológica da área de OCR; resgate e aprofundamento de teorias.

Palavras-chave: Bibliometria. Cienciometria. Artigo de revisão. Frente de pesquisa. Ciência da Informação – Brasil.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: