//
você está lendo...
Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação

Sumário Eletrônico de Revistas como Facilitador em Gestão do Conhecimento

TAMAYOSI, Graziela; FERRARESE, André. Sumário Eletrônico de Revistas como Facilitador em Gestão do Conhecimento. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 22-32, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/130/183>. Acesso em: 04 ago. 2012.

Resumo

A nova economia trouxe globalização, maior competição, maior fluxo de informação e principalmente redução no ciclo de vida da informação. Assim a atualização tem de ser cada vez mais rápida e disponível. Dessa forma, a distribuição do conteúdo de periódicos precisa ser re-inventado. Usualmente a distribuição de periódicos era feita por via física com lista de distribuição. Isso gerava um atraso da entrega da informação de até 4 meses. Esse trabalho descreve o desenvolvimento de uma ferramenta, o Sumário Eletrônico, que é um meio facilitador na disponibilização e compartilhamento do conhecimento. Seu desenvolvimento foi realizado no centro de pesquisa de uma empresa de autopeças, a MAHLE Metal Leve S.A.. Com o conceito desenvolvido, a informação é colocada on-line e o usuário guia o complemento do banco de dados, além de possibilitar a retroalimentação por parte do usuário onde há a indicação do direcionamento da informação para a base central de informações.
Serão apresentados alguns resultados do uso dessa ferramenta, que foi lançada no final de 2007 e que hoje já acumula quase 2000 acessos. Também será apresentada uma compilação de alguns pontos de melhoria a serem implementados.

Palavras-chave: Periódicos. Sumário eletrônico. Gestão do conhecimento.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: