//
você está lendo...
DataGramaZero

Algumas considerações acerca de uma democracia direta eletrônica

AZEVEDO, Mauricio Maia Vinhas de. Algumas considerações acerca de uma democracia direta eletrônica. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 13, n. 4, ago. 2012. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/ago12/F_I_art.htm>. Acesso em: 9 set. 2012.

Resumo
O contexto político atual tem motivado certas manifestações sociais que buscam proporcionar ao cidadão maior participação no governo. No Brasil, iniciativas governamentais como os Portais de Transparência Pública e o Programa de Orçamento Participativo tentam suprir essa demanda, mas existem outras iniciativas não promovidas pelo governo. Na Suécia, surgiu o partido Demoex – democracia estendida, que tenta viabilizar a democracia direta digital, ou seja, por meio das tecnologias de informação e comunicação. Este texto busca apresentar a experiência de democracia direta do partido Demoex bem como as iniciativas existentes no Brasil; explorar as funcionalidades dos feedbacks negativo e positivo para viabilização de espaços democráticos autorreguláveis na Web; e entender a exclusão digital não apenas sob a perspectiva do “ter e usar tecnologia”, mas também da capacidade do usuário em entender a informação em meio digital, ou seja, considerar aspectos cognitivos, não apenas o acesso material à informação. Para tanto são discutidas questões relativas à tecnologia, à Ciência da Informação e ecologia cognitiva.

Palavras-chave: Schave: Democracia digital; Tecnologia; Participação cidadã; Feedback; Ecologia cognitiva; Informação.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: