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Os signos ideológicos no discurso da Organização Mundial do Comércio

MARQUES, Rodrigo Moreno; PINHEIRO, Marta Macedo Kerr; RASLAN, Filipe Oliveira. Os signos ideológicos no discurso da Organização Mundial do Comércio. DataGramaZero, v. 13, n. 5, out. 2012. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/out12/Art_05.htm>. Acesso em: 10 out. 2012.

Resumo
O problema que resume o objeto da investigação coloca-se pelas seguintes indagações: (i) Como se materializa a identidade informacional difundida pela Organização Mundial do Comércio (OMC) através da informação disponibilizada em seu website? (ii) É possível apreender, desse cenário semiótico, o sentido que essa instituição pretende provocar a partir da organização desta informação e dos signos que ela traz? Para enfrentar essas questões, buscamos, entre as teorias da significação, uma concepção fundamentada na dialética materialista. A análise do discurso foi empregada como instrumento de investigação e as concepções de Mikhail Bakhtin como guia para o nosso olhar. Demonstra-se que os signos difundidos pela OMC materializam a imagem de uma instituição que se apresenta como única defensora do caminho ideal para a prosperidade da humanidade, encobrindo e desqualificando outras perspectivas contrárias ao ideário liberal. A palavra, fenômeno ideológico que forma e deforma o signo, revela ser um sensível indicador das relações sociais.

Palavras-chave: Teorias da significação; Análise do discurso; Organização Mundial do Comércio; Dialética materialista.

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