//
você está lendo...
Informação & Informação

Conceito de Responsabilidade Social da Ciência da Informação

GARCIA, Joana Coeli Ribeiro; TARGINO, Maria das Graças; DANTAS, Esdras Renan Farias. Conceito de Responsabilidade Social da Ciência da Informação. Informação & Informação, Londrina, v. 17, n. 1, p. 1-25, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/12309>. Acesso em: 20 out. 2012.

Resumo
Introdução: A Responsabilidade Social prevê e estimula maior interação entre organizações empresariais e sociedade, governos e sociedade, instituições e mercados, e assim sucessivamente. Antes restrita à administração, à gestão e ao marketing, em especial, ao marketing social, nos dias de hoje, tende a se expandir para os demais campos, incluindo a Ciência da Informação.
Objetivo: Apresentar conceituação em torno da expressão Responsabilidade Social da Ciência da Informação, pressupondo discussão teórica acerca da Ciência da Informação (CI) e da Responsabilidade Social (RS).
Metodologia: Análise de conteúdo, que favorece estudo quali-quantitativo a partir do estabelecimento de categorias. A análise das dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI-UFPB) acerca da temática RS permitiu nomear 13 agrupamentos.
Resultados: O confronto entre teoria e apreciação das dissertações acata o pressuposto de que a CI como ciência essencialmente social mantém conceito sobre RS, embora não seja ele específico, e, sim, acompanhe as tendências contemporâneas, assumindo características da área da gestão. A Responsabilidade Social da Ciência da Informação volta-se, como maior frequência à promoção da cultura e a estudos sobre a função social das bibliotecas, o que corresponde à prática de uma Responsabilidade Social da Ciência da Informação voltada à Biblioteconomia. Eventualmente, isso pode se justificar pela incidência de dissertações apresentadas entre 1979 e 1987, quando o Programa mantinha área de concentração Sistemas de Bibliotecas Públicas. 
Conclusões: A responsabilidade social da Ciência da Informação é uma realidade, em termos mundiais, e, em especial, no Brasil, o que justifica sua inserção gradativa no Encontro Nacional de Pesquisa da Ciência da Informação, sob os auspícios da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação.

Palavras-chave: Responsabilidade Social. Ciência da Informação. Responsabilidade Social da
Ciência da Informação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: