//
você está lendo...
Informação & Informação

Herramientas para el análisis y seguimiento en Redes Sociales

PRIETO, Juan. Herramientas para el análisis y seguimiento en Redes Sociales. Informação & Informação, Londrina, v. 17, n. 1, p. 120-131, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/9594/11377>. Acesso em: 20 out. 2012.

Resumo
Introdução: As redes e associações são usadas pelos seres humanos desde os primórdios da humanidade e sua análise levanta preocupações de diversos setores da sociedade. A Análise de Redes Sociais estuda a relação que existe entre uns e outros, a estrutura social, compara a presença online de um negócio com a competência, etc. É uma área que está surgindo, essencial nos processos de tomada de decisão por sua capacidade de analisar e intervir nos comportamentos das estruturas.
Objetivo: Avaliar três ferramentas de Análise de Redes Sociais para monitorar as conversas sobre a Organização “IFLA” (International Federation of Library Associations) para medir o sentimento das mesmas, gerenciar os esforços sociais e relacionar os fluxos entre as entidades e grupos.
Metodologia: Ensaio.
Resultados: A propriedade mais importante de uma ferramenta para analisar as redes sociais é o fato de serem livres e virtuais. Os resultados demonstram que o número de buscas realizado sobre a IFLA, desde 2004 é decrescente em relação com o número total de buscas que têm sido feitas no Google. Por outro lado é interessante destacar que o interesse regional não coincide plenamente entre Google Trends e Google Insight.
Conclusões: No estudo foram analisadas ferramentas especializadas no registro da atividade em mídias sociais, que têm um elevado potencial para o exercício de acompanhamento no âmbito das relações públicas e de pesquisa básica e aplicada.

Palavras-chave: Análise de Redes Sociais. Sistemas de Inteligência. Relações Sociais. Internet. Redes de Pesquisa Científica.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: