//
você está lendo...
CRB-8 Digital

Literatura de cordel como fonte de informação

ASSIS, Regiane Alves de; TENÓRIO, Carolina Martins; CALLEGARO, Tânia. Literatura de cordel como fonte de informação. CRB-8 Digital, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 3-21, jan. 2012. Disponível em: <http://revista.crb8.org.br/index.php/crb8digital/article/viewFile/66/68>. Acesso em: 20 out. 2012.

Resumo
Discorre sobre a literatura de cordel como fonte de informação. Contextualiza o cordel no cenário da cultura popular e mostra como esta vertente cultural interage com as culturas de massa e erudita. Mostra a comunicação como meio de transmissão e interação entre as diferentes culturas. Versa sobre os aspectos históricos da literatura de cordel e as ilustrações que acompanham os folhetos, bem como os assuntos que este gênero literário abrange. Verifica na literatura científica e em produtos culturais a utilização do cordel como fonte informacional e como esta se insere em diferentes áreas do conhecimento. A literatura de cordel revelou-se fonte de informação para além dos temas tradicionais, mostrando grande diversidade de assuntos e facilidade em permear diferentes áreas do conhecimento.

Palavras-chave: Literatura de cordel. Fonte de informação. Cultura popular. Comunicação. Ilustração.

Anúncios

Discussão

2 comentários sobre “Literatura de cordel como fonte de informação

  1. Por favor corrijam o nome: ASSIS, Regiane Alves de. E não Rogério! Obrigada

    Publicado por Carolina Martins Tenório | 03/12/2012, 12:51
  2. Prezada Carolina,

    o nome já foi corrigido.

    Obrigado pela visita!
    Eduardo.

    Publicado por Eduardo | 05/12/2012, 14:10

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: