//
você está lendo...
DataGramaZero

Ciência e Interdisciplinaridade em um Programa de Pós-Graduação

RIBAS, Júlio César da Costa; BASTOS, Rogério Cid; CATAPAN, Araci Hack. Ciência e Interdisciplinaridade em um Programa de Pós-Graduação. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 13, n. 6, dez. 2012. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/dez12/Art_06.htm>. Acesso em: 25 dez. 2012.

Resumo
A proposta desse trabalho é mostrar o quanto a ciência e a interdisciplinaridade devem estar relacionadas dentro de uma pesquisa científica em um programa interdisciplinar. A ciência tende a estabelecer relações pertinentes entre os conceitos e, para isso, propõe a aplicação de métodos e procedimentos científicos que gerem autoridade intelectual à pesquisa. Relacionar conceitos ontológicos e epistemológicos em uma linha de trabalho sistematizado é de extrema importância para encontrar uma fundamentação teórica adequada. Neste artigo é revista uma série de fatores que devem ser considerados para que uma pesquisa científica atinja seus objetivos dentro da noção de interdisciplinaridade. Para isso, são apresentadas as características essenciais que a pesquisa deve ter. Além disso, são apresentados aspectos gerais da ciência, da interdisciplinaridade e de um programa interdisciplinar avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Palavras-chaves: Ciência; Interdisciplinaridade; Pesquisa científica; Conceitos ontológicos; Epistemologia.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: