//
você está lendo...
InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação

BIBLON: plataforma de incentivo a leitura literária para crianças

FURTADO, Cassia Cordeiro; OLIVEIRA, Lidia. BIBLON: plataforma de incentivo a leitura literária para crianças. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, Ribeirão Preto, v. 2, n. 1, p. 03-20, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://revistas.ffclrp.usp.br/incid/article/view/48/pdf>. Acesso em: 27 dez. 2012.

Resumo
Com o avanço vertiginoso das TIC, e ultimamente com a web 2.0, presencia-se um novo fenômeno com relação  à leitura e a literatura, têm-se uma nova geração de leitores-escritores, com características e necessidades  contemporâneas e as instituições educacionais, em especial a biblioteca, devem repensar suas estratégias na  formação de leitores na Sociedade da Informação. O presente artigo descreve pesquisa sobre a biblioteca escolar  e o uso dos social media (redes sociais), no incentivo à prática da leitura-escrita, tendo como objetivo principal  propor um modelo de construção de rede social de leitores e escritores, para a comunidade escolar do 1º ciclo do  ensino básico. Na fase empírica está sendo trabalhada a plataforma Biblon, pela comunidade do Agrupamento das Escolas de Aveiro, Portugal. Como resultado espera-se melhorar a qualidade e motivação para leitura-escrita;  ampliar a presença de conteúdos na língua portuguesa no ambiente da web; potencializar o uso do computador Magalhães; contribuir para integração das TIC com as bibliotecas escolares, nas atividades com a  literatura infantil e oportunizar espaço para criação e interação em torno do texto literário.

Palavras-chave: leitura, escrita, redes sociais, literatura infantil, Biblon.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: