//
você está lendo...
Informação & Informação

Gestão da inovação através do conhecimento e socialização organizacional

MORAES, Cassia Regina Bassan de; ABREU, Andréia; WOIDA, Luana Maia. Gestão da inovação através do conhecimento e socialização organizacional. Informação & Informação, Londrina, v. 17, n. 2, p. 103-132, maio/ago., 2012. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/view/13901/pdf&gt;. Acesso em 29 dez. 2012.

Resumo
Introdução: A dimensão humana das organizações considera a inclusão das pessoas em seu trabalho, o uso e a aceitação das ferramentas tecnológicas disponíveis, a consciência da cooperação e entre outros fatores que constituem o ambiente, contribuem para a execução das atividades ou para a construção de conhecimento.
Objetivo: Analisar os fatores envolvidos na socialização organizacional que contribuem aos processos de criação de conhecimento e inovação em quatro empresas de alimentos na cidade de Marília-SP.
Metodologia: A pesquisa tem uma abordagem qualitativa através do estudo de casos múltiplos em quatro empresas de alimentos na cidade de Marília-SP, cada uma de um tamanho: micro, pequena, média e grande empresas. Os sujeitos da pesquisa foram os funcionários e donos das empresas, que responderam a um questionário semi-estruturado contendo perguntas abertas e fechadas, em seu local de trabalho.
Resultados: Nos processos de inovação realizados pelas empresas houve dificuldades de natureza diversa, tais como as causadas pela baixa qualificação da mão de obra quando confrontada com novas formas de fazer suas atividades. No entanto, através do desenvolvimento das práticas de socialização voltadas para a inovação que ocorreu, as dificuldades foram superadas e lhes permitiu realizar novos procedimentos e alcançar os resultados esperados.
Conclusões: As empresas estudadas revelaram grandes diferenças quanto à necessidade de institucionalizar a socialização. Uma alternativa para tirar vantagem do conhecimento e convertê-lo em benefício para a organização é criar condições adequadas para gerenciá-lo, no contexto adequado através do processo de socialização.

Palavras-chave: Socialização Organizacional. Gestão do Conhecimento. Processos de Inovação.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: