//
você está lendo...
Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação

Análise funcional e administrativa da biblioteca do Centro de Estudos Teológicos das Assembleias de Deus na Paraíba (CETAD/PB): proposta de reestruturação

SANTOS, Jussara Ventura; SILVA, Patrícia Maria. Análise funcional e administrativa da biblioteca do Centro de Estudos Teológicos das Assembleias de Deus na Paraíba (CETAD/PB): proposta de reestruturação. Rev. Dig. Bibl. Ci. Inf, Campinas, v.10, n.1, p.127-144, jul./dez. 2012. Disponível em: < http://polaris.bc.unicamp.br/seer/ojs/index.php/rbci/article/view/546 >. Acesso em: 31 dez. 2012.

Resumo:
A organização, a gestão e o planejamento de uma unidade de informação compreende várias etapas e envolve os processos e técnicas do campo de pesquisa do profissional do Bibliotecário. Neste estudo pretendemos construir uma proposta de reestruturação da Biblioteca do Centro de Estudos Teológicos das Assembleias de Deus na Paraíba – CETAD/PB. Esta proposta possui como pontos de discussão: definir um sistema de organização para o acervo que conduza o usuário à autonomia no processo de busca e recuperação da informação; indicar um software de gerenciamento de bibliotecas que supra as necessidades da unidade de informação; conhecer o público alvo, a partir de instrumento de estudo de usuário, a fim de adequar as ferramentas tecnológicas que serão utilizadas; organizar um guia para auxiliar o processo de reestruturação e propor medidas para a regulamentação do funcionamento da biblioteca do CETAD/PB. A metodologia aplicada se fundamenta na abordagem de pesquisa qualitativa, com características do tipo descritiva e exploratória. A revisão documental e bibliográfica auxilia o pesquisador, expondo-o em contato com conhecimento produzido sobre o tema. A pesquisa de campo é adotada neste estudo para conhecer e detalhar o universo de pesquisa que é o Centro de Estudos Teológicos das Assembleias de Deus na Paraíba CETAD/PB, conhecendo as necessidades informacionais dos sujeitos da pesquisa, ou seja, os alunos da instituição. Utiliza-se o questionário como instrumento para a coleta de dados, representando-os mediante as técnicas e aos recursos estatísticos da pesquisa quantitativa. Com a análise de dados investiga-se o perfil dos seus usuários, constatando a insatisfação dos mesmos com relação à organização do acervo. Nesta perspectiva é sugerida quais os possíveis tipos de ferramentas tecnológicas que se adequariam a esse perfil para o aprimoramento nas etapas de tratamento e disseminação dos suportes informacionais, como também nos serviços de atendimento ao usuário. O profissional da informação é destacado como gestor nas Unidades de Informação, com atuação que vai além dos procedimentos e técnicas tradicionais da profissão.

Palavras-chave: Biblioteca especializada. Biblioteca – Teologia. Organização de bibliotecas.

Anúncios

Sobre Laura

Bibliotecária, consumista, casual gamer, colecionadora de boardgames, chata, prolixa, viciada em quebra-cabeças e jogos que ninguém gosta ;)

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: