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Em Questão

Arte e publicidade: uma parceria nem sempre evidente.

PANCOTE, Lais Romero. Arte e publicidade: uma parceria nem sempre evidente. Em Questão, Porto Alegre, v.16, n. 2, p. 219-233, jul./dez. 2010. Disponível em < seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/13017/10432 >  Acesso em: 20 dez. 2012.

Resumo:

Este artigo pretende elucidar algumas estratégias persuasivas utilizadas na construção de campanhas publicitárias, em um percurso analítico que vai da percepção dos elementos expres­sivos da mensagem até a interpretação da ação pretendida pelo anunciante. Aborda como a presença, as releituras ou correlações de obras de arte fornecem credibilidade às campanhas e como essa sensação provocada pode desencadear diferentes efeitos de sentido. A análise é composta por dois conjuntos de imagens, o primeiro é composto por figuras que remetem ao quadro de Manet Almoço na Relva, e o segundo é uma publicidade do banco Itaú Personalité que faz referência à obra de Rodin, O Pensador.

Palavras-chave: Arte. Publicidade. Consumo.

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Sobre Pedro Andretta

Curte um desafio e compartilha idéias. É entusiasta dos estudos do discurso, dos estudos métricos, da ciência da informação e da hipermidia. Esta sempre se aventurando madrugada adentro, um dia ainda quebra um paradgma ou o despertador....

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