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Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação

Proposta metodológica para a geração de indicadores científicos: análise dos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da região nordeste

SILVA, Fabio Mascarenhas e; SANTANA, Guilherme Alves de; FERREIRA, Márcio Henrique Wanderley; SOBRAL, Natanael Vitor. Proposta metodológica para a geração de indicadores científicos: análise dos Programas de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da região nordeste. Rev. Dig. Bibl. Ci. Inf, Campinas, v.10, n.1, p.67-90, jul./dez. 2012. Disponível em: < http://polaris.bc.unicamp.br/seer/ojs/index.php/rbci/article/view/554 >. Acesso em: 31 dez. 2012.

Resumo:
Este estudo objetivou estabelecer uma metodologia de análise da produção científica de docentes de Programas de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Região Nordeste, compreendendo a década “2001 a 2010”, visando identificar interações e redes de colaboração entre diferentes programas, quantificar e qualificar as produções científicas e se há convergências de trabalhos entre os programas. Tomaram-se como ambiente de estudo, os PPGCI da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal da Bahia (UFBA). Para tanto, utilizaram-se os dados disponíveis nos currículos dos docentes cadastrados na Plataforma Lattes (PL). Especificamente, utilizou-se a ferramenta “ScriptLattes”, que possibilitou a extração e compilação das listas de produções científicas dos programas. Em síntese, a geração de indicadores científicos pode atuar como insumo para que gestores de IES utilizem informações mais apropriadas para o processo decisório do setor.

Palavras-chave: Indicadores científicos. Plataforma Lattes. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Região nordeste.

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