//
você está lendo...
InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação

Acesso Aberto às Publicações Científicas: vantagens, políticas e advocacy

FURNIVAL, Ariadne Chloe; HUBBARD, Bill. Acesso Aberto às Publicações Científicas: vantagens, políticas e advocacy. InCID: R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v.2, n.2, p.160-177, jul./dez. 2011. Disponível em: < http://revistas.ffclrp.usp.br/incid/article/view/76 >. Acesso em: 4 jan. 2013.

Resumo:
O movimento de Acesso Aberto (AA) entende os modos de AA de disseminar a pesquisa científica como o futuro da comunicação científica. Os proponentes deste movimento têm, nos últimos 10 anos, realizado pesquisa sistemática para demonstrar como o AA pode sensivelmente beneficiar pesquisadores, instituições e, também, a sociedade. Ainda assim, o número de artigos de pesquisa depositados nos repositórios institucionais (RIs) se mantém relativamente baixo (não mais que 15% do total de publicações), possível reflexo de preocupações e mitos em torno do AA que contradiz sua realidade. As políticas de AA têm sido introduzidas em vários níveis para encorajar a adesão de pesquisadores às práticas nesse âmbito, mas pode haver outras dimensões culturais e institucionais que interfiram na efetividade destas práticas. Ao abordar aspectos destes fenômenos, este trabalho finaliza com uma discussão em torno da promoção – advocacy, no inglês – de AA nas organizações, e se esta deveria ser a jusante, na forma de campanhas informacionais, ou a montante, na forma de ações dos órgãos de gestão. Procuramos, assim, contribuir com a discussão destas questões na esfera de AA, trazendo dentro do debate elementos da literatura da sociologia da ciência e da teoria de comportamento nas organizações que possibilitem elucidar alguns aspectos da postura de pesquisadores diante o AA.

Palavras-chave: Acesso aberto; Publicação científica; Repositório institucional; Advocacy; Normas científicas.

Anúncios

Sobre Laura

Bibliotecária, consumista, casual gamer, colecionadora de boardgames, chata, prolixa, viciada em quebra-cabeças e jogos que ninguém gosta ;)

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: