LOPES, Alex de Araujo; FREIRE, Isa Maria. Orçamento participativo: uma abordagem na perspectiva da Ciência da Informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 19-31, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/17633/12483>. Acesso em: 20 dez. 2012.
Resumo
Esta pesquisa postula apresentar um artefato tecnológico compatível que considere as diversidades ao mesmo tempo como produto fomentador de ações entre agentes e cujo tear será a interlocuções entre aqueles que transitam pelo objeto informação, gestão e participação efetiva, na perspectiva de uma inteligência coletiva projetando uma educação popular gestado pelo instrumento orçamento participativo no município de João Pessoa/PB. Os artefatos tecnológicos atuais se mostram capazes de fomentar as mediações necessárias para que as comunidades possam participar das prioridades dos seus ambientes, espaços e culturas cujo centro é a transferência e acessos de informações produzidas de forma simples e coerente. A metodologia da pesquisa-ação utilizada neste trabalho é importante como elemento de intervenção numa realidade a qual a exclusão social é ascendente e a participação do sujeito na construção do seu mundo é quase inexistente. Prevalecer à Responsabilidade Social compreendida no campo da Ciência da Informação cujo delinear é potencializar o acesso às comunidades marginais através de suas relações e entrelaços, desenvolvendo estruturas e mediando caminhos, se mostra vital para atingir o objetivo pretendido.
Palavras-chave: Orçamento participativo. Inclusão social. Políticas públicas. Ciência da Informação.
Discussão
Nenhum comentário ainda.