//
você está lendo...
Em Questão

Orçamento participativo: uma abordagem na perspectiva da Ciência da Informação

LOPES, Alex de Araujo; FREIRE, Isa Maria. Orçamento participativo: uma abordagem na perspectiva da Ciência da Informação. Em Questão, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 19-31, jan./jun. 2011. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/17633/12483>.  Acesso em: 20 dez. 2012.

Resumo

Esta pesquisa postula apresentar um artefato tecnológico compatível que considere as diversidades ao mesmo tempo como produto fomentador de ações entre agentes e cujo tear será a interlocuções entre aqueles que transitam pelo objeto informação, gestão e participação efetiva, na perspectiva de uma inteligência coletiva projetando uma educação popular gestado pelo instrumento orçamento participativo no município de João Pessoa/PB. Os artefatos tecnológicos atuais se mostram capazes de fomentar as mediações necessárias para que as comunidades possam participar das prioridades dos seus ambientes, espaços e culturas cujo centro é a transferência e acessos de informações produzidas de forma simples e coerente. A metodologia da pesquisa-ação utilizada neste trabalho é importante como elemento de intervenção numa realidade a qual a exclusão social é ascendente e a participação do sujeito na construção do seu mundo é quase inexistente. Prevalecer à Responsabilidade Social compreendida no campo da Ciência da Informação cujo delinear é potencializar o acesso às comunidades marginais através de suas relações e entrelaços, desenvolvendo estruturas e mediando caminhos, se mostra vital para atingir o objetivo pretendido.

Palavras-chave: Orçamento participativo. Inclusão social. Políticas públicas. Ciência da Informação.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: