//
você está lendo...
InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação

Práticas discursivas no cuidado com os corpos em Almodóvar: laços familiares atuais instituídos pelo sujeito feminino

GASPAR, Nadea Regina; MALVESTIO, Eliana Mantovani. Práticas discursivas no cuidado com os corpos em Almodóvar: laços familiares atuais instituídos pelo sujeito feminino. InCID: R. Ci. Inf. e Doc., Ribeirão Preto, v.2, n.2, p.54-66, jul./dez. 2011. Disponível em: < http://revistas.ffclrp.usp.br/incid/article/view/78 >. Acesso em: 4 jan. 2013.

Resumo:
Esta pesquisa tem por objetivo compreender a função do sujeito “feminino” nos filmes de Pedro Almodóvar. Recorremos para tanto, à teoria da análise do discurso de Michel Foucault (1995), em sua compreensão sobre “enunciado” e “formações discursivas”. Este texto expõe aspectos desse percurso teórico para lidar com as questões que se nos apresentavam inicialmente: o que eleger na análise de um acervo fílmico, uma vez que, em quase todos os textos, no caso, desse diretor, as mulheres se fazem presentes? Como selecionar e relacionar nas análises as cenas e/ou as sequências fílmicas, neste universo de imagens em movimento? No sentido exposto, debruçamo-nos inicialmente frente a dezesseis (16) dos dezoito filmes de Almodóvar, e desses, delimitamos três (3) para esta análise: “Tudo sobre minha mãe” (1999), “Fale com ela” (2002) e “Volver” (2006). Como resultado, foi observado à presença constante de um enunciado que permeou o trabalho: “a prática dos cuidados realizados por sujeitos femininos aos seus familiares”. Este enunciado, embora pareça comum, nos filmes desse diretor surpreende, pois ele está vinculado a formação de um discurso bastante atual: “as novas constituições familiares derivadas das práticas do cuidado feminino”

Palavras-chave: Análise do discurso; análise fílmica; Michel Foucault; Almodóvar.

Anúncios

Sobre Laura

Bibliotecária, consumista, casual gamer, colecionadora de boardgames, chata, prolixa, viciada em quebra-cabeças e jogos que ninguém gosta ;)

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: