//
você está lendo...
Informação & Sociedade: Estudos

Impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação: cultura digital e mudanças sócio-culturais

JORENTE, Maria José Vicentini. Impacto das Tecnologias de Informação e Comunicação: cultura digital e mudanças sócio-culturais. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.22, n.1, p.13-25, jan./abr. 2012. Disponível em: < http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/12672 >. Acesso em: 4 jan. 2013.

Resumo:
A cultura contemporânea apresenta novas condições de interação com fluxos de informações na construção do conhecimento. Linguagens multidimensionais estimulam o cérebro e imprimem sentidos a conceitos inicialmente vazios. Redefine-se cultura como “cultura mosaico”, composta por diversidades de meios e por imersão na esfera das mensagens. Em países emergentes como o Brasil, que se propõem a capacitar cidadãos para a ação e para a interação, as preocupações devem implicar no respeito às particularidades culturais e na real melhoria da vida dos cidadãos. A Ciência da Informação deve buscar ser socialmente transformadora, com teorizações e com práticas indutoras de capacitação e de uma melhor compreensão dos desafios da Web Social. Se os exames do PISA demonstram fragilidades do país em relação ao uso da informação, o relatório da Unicef em 2011 aponta oportunidades. As Universidades têm papel essencial no encaminhamento das políticas de capacitação e de formação de profissionais, desenvolvendo o seu próprio potencial de estudo, de pesquisa e de produção de conhecimento para melhor aproveitamento das Tecnologias de Informação e Comunicação. As interfaces homem-máquina oferecem novos problemas a serem tratados conjuntamente a um atrasado letramento no Brasil: se a informação necessita ser comunicada para reelaborar-se em conhecimento, o seu apoio ou suporte representacional necessita ser apreendido como processo tecnológico que é. Implementar estudos de ambientes informacionais fornecerá material para a análise, para o entendimento e para a importação das práticas culturais, transformando-as para a contextualização das necessidades do País em sua condição de emergente.

Palavras-chave: Tecnologias. Informação. Conhecimento. Cultura. Web Social.

Anúncios

Sobre Laura

Bibliotecária, consumista, casual gamer, colecionadora de boardgames, chata, prolixa, viciada em quebra-cabeças e jogos que ninguém gosta ;)

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: