//
você está lendo...
CRB-8 Digital

Projeto “Ler é Tudo de Bom”: relato de experiência

ALMEIDA, Daniele; CASTANHO, Ana Paulo Belomo. Projeto “Ler é Tudo de Bom”: relato de experiência. CRB-8 Digital, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 92-102, dez., 2012. Disponível em: <http://revista.crb8.org.br/index.php/crb8digital/article/viewFile/94/94 >. Acesso em: 12 jan. 2013.

Resumo
No contexto educacional brasileiro é comum o discurso a respeito da inexistência do prazer pela leitura literária e da dificuldade em empenhar adequadamente a escrita, tanto no interior das salas de aula quanto em ambientes e situações fora dela. Se por um lado os alunos enfrentam tais dificuldades, por outro o incentivo por parte de educadores e responsáveis, não raras vezes, deixam a desejar, acarretando em um processo contínuo e ininterrupto do distanciamento entre os jovens e os livros. De posse de tais constatações, o presente trabalho tem por objetivo compartilhar com educadores e demais interessados as experiências decorrentes de uma iniciativa que vem rendendo resultados satisfatórios. A necessidade de novas propostas que norteiem os caminhos de uma metodologia dinâmica, pertinentes à realidade dos alunos, incentivou a elaboração do projeto “Ler é tudo de bom”, que tem como prioridade o incentivo à leitura literária e a produção de texto. Para tanto, busca na intertextualidade a base para a motivação dos alunos, tendo como objetivo a valorização e o estímulo da leitura, das práticas discursivas e da produção textual. Os encaminhamentos metodológicos, organização estrutural e resultados obtidos poderão ser apreciados nesta comunicação.

Palavras-chave: Biblioteca Pública. Projeto de Leitura. Leitura Literária. Produção de Texto.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: