DALLA ZEN, Ana Maria. Imaginário & ciência: novas perspectivas do conhecimento na contemporaneidade. Em Questão, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 17-26, jul./dez. 2011. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/23675/14322>. Acesso em: 12 fev. 2013.
Resumo
Reflete sobre o conhecimento contemporâneo, a partir de uma
comparação entre a ciência cartesiana e o paradigma emergente,
com base nas ideias de Ilya Prigogine. Destaca a mudança
provocada pela inclusão da subjetividade na construção do
conhecimento, numa perspectiva de conexão entre a emoção, a
paixão e a razão como estratégia para compreensão da realidade.
Analisa os conceitos de disciplinaridade, interdisciplinaridade e
transdisciplinaridade. Destaca o papel das emoções na construção
do conhecimento, a partir da Biologia do Conhecimento.
Conclui que a integração entre ciência razão e paixão se converte
num novo modo de conhecimento que, por sua vez, conduz ao
reencantamento da ciência.
Palavras-chave: Paradigma emergente. Transdisciplinaridade.
Conhecimento-Novas perspectivas.
Discussão
Nenhum comentário ainda.