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Em Questão

Entre Comunicação e História: o indiciarismo como metodologia para pesquisas históricas sobre a imprensa

LENE, Hérica; SELIDONHA, Francisca. Entre Comunicação e História: o indiciarismo como metodologia para pesquisas históricas sobre a imprensa. Em Questão, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 31-44, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://seer.ufrgs.br/EmQuestao/article/view/25800>.  Acesso em: 18 maio 2013.

Resumo

Este artigo tem como objetivo abordar o indiciarismo como metodologia para as pesquisas de História dos Meios de Comunicação ou das Mídias, entendendo ambos como parte de um campo mais amplo: História da Comunicação. Nesse sentido, seguimos a caracterização feita por Ana Paula Goulart Ribeiro e Micael Herschmann (2008) sobre o campo de estudos da Comunicação em termos de metodologia e pesquisa. Como exemplo de aplicação do método científico de estudos indiciários nesse campo, analisamos a obra “História Cultural da Imprensa Brasil – 1800-1900” (2010), de autoria da pesquisadora Marialva Barbosa. O indiciarismo foi criado pelo historiador italiano Carlo Ginzburg com base na obra “Mitos, emblemas e sinais” (2009), na qual ele apresenta o paradigma do saber indiciário, inspirado em Sigmund Freud, Sherlock Holmes, o crítico de arte Morelli e muitos outros.

Palavras-chave:  História da Comunicação. História dos meios de comunicação. Mídias. Jornalismo. Imprensa. Indiciarismo

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