//
você está lendo...
Informação & Sociedade: Estudos

Formação em biblioteconomia a distância: a implantação do modelo no brasil e as perspectivas para o mercado de trabalho do bibliotecário

RUSSO, Mariza; FONSECA, Marcus Vinicius de A.; BARBALHO, Celia Regina Simonetti. Formação em biblioteconomia a distância: a implantação do modelo no brasil e as perspectivas para o mercado de trabalho do bibliotecário. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.22, n.3, p.61-81, set./dez.. 2012. Disponível em: < http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/14387 >. Acesso em: 27 maio 2013.

Resumo:
A pesquisa focaliza a implantação, no Brasil, do curso de graduação em Biblioteconomia, na modalidade a distância, iniciativa da Universidade Aberta do Brasil (UAB), vinculada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), contando com o Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) como responsável pela elaboração da sua proposta pedagógica. A experiência de representantes da UAB, de instituições de ensino da área de Biblioteconomia, e de especialistas sobre Educação a Distância é utilizada para a análise da proposta pedagógica, para verificar suas expectativas em relação a essa iniciativa e ao impacto no mercado de trabalho dos bibliotecários. O método definido foi o do estudo de caso, apoiado pela pesquisa qualitativa, utilizando-se as seguintes técnicas: Entrevista em Profundidade e Grupo de Discussão Triangular. Os resultados comprovaram os impactos positivos que a implementação dessa experiência inovadora poderá causar: i) ampliação das oportunidades de trabalho para os formandos com a abertura de novos postos de ocupação – nas bibliotecas públicas e nas escolares e, ainda, nas bibliotecas dos Polos de Apoio Presencial, da UAB; ii) o aumento das chances de os brasileiros terem acesso ao ensino superior e, com isso, melhorarem suas condições de vida, podendo, então, contribuir para o crescimento econômico e social do Brasil.

Palavras-chave: Educação a Distância. Biblioteconomia – Educação a Distância. Ensino de Biblioteconomia – Inovação

Anúncios

Sobre Laura

Bibliotecária, consumista, casual gamer, colecionadora de boardgames, chata, prolixa, viciada em quebra-cabeças e jogos que ninguém gosta ;)

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: