//
você está lendo...
Informação & Sociedade: Estudos

Pesquisa bibliográfica e web 2.0: percepção de estudantes de pós-graduaçao em ciência da informaçao

NEUBERT, Patricia da Silva; RODRIGUES, Rosângela Schwarz. Pesquisa bibliográfica e web 2.0: percepção de estudantes de pós-graduaçao em ciência da informaçao. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.22, n.3, p.143-154, set./dez.. 2012. Disponível em: < http://www.ies.ufpb.br/ojs2/index.php/ies/article/view/10021 >. Acesso em: 27 maio 2013.

Resumo:
As ferramentas para interação e comunicação social disponíveis na web favorecem a comunicação informal e a colaboração entre os membros da comunidade científica. Esta pesquisa analisa o uso de ferramentas colaborativas por alunos de pós-graduação em Ciência da Informação. Para cumprir os objetivos específicos: a) identificar o perfil dos alunos, b) descrever o uso de ferramentas colaborativas e c) verificar o uso de ferramentas colaborativas para a construção do referencial teórico da pesquisa. Recorreu-se ao questionário como instrumento de coleta de dados, cuja análise se deu por meio de estatística descritiva. Os resultados da pesquisa mostraram que, com exceção das ferramentas Web 2.0 voltadas exclusivamente para uso científico, o uso das demais ferramentas da Web 2.0 é irrelevante para a obtenção de bibliografia. Observa-se que dos 80% de respondentes que utilizam os portais de periódicos, quase a metade usa as plataformas para a comunidade científica e e-mail para obtenção de referências bibliografias. Contudo, uma larga faixa de respondentes informaram que não utilizam ferramentas Web 2.0 – blogs, microblogs, redes sociais e social bookmarks – para a organização de conteúdos de seu interesse acadêmico.

Palavras-chave: Pesquisa Bibliográfica; Pesquisa científica; Colaboração Científica; Ferramentas Colaborativas; Web 2.0.

Anúncios

Sobre Laura

Bibliotecária, consumista, casual gamer, colecionadora de boardgames, chata, prolixa, viciada em quebra-cabeças e jogos que ninguém gosta ;)

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: