//
você está lendo...
DataGramaZero

As Categorias de Ranganathan na organização dos conteúdos de um portal científico

CAMPOS, Maria Luiza de Almeida; GOMES, Hagar Espanha; OLIVEIRA, Laura de Lira e. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 14, n. 3, jun. 2013. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/jun13/Art_01.htm>. Acesso em: 25 jul. 2013.

Resumo: OAs Teorias de Representação, no caso a Categorização baseada nos estudos de Ranganathan, demonstram sua propriedade em diversos contextos. No escopo do Tratamento e Recuperação da Informação podem auxiliar na organização e representação de conteúdos informacionais em um portal científico, conforme uma aplicação no domínio da saúde no campo dos estudos genômicos, mais especificamente na atividade de anotação genômica. A Análise de Domínio e a Etnometodologia possibilitaram a identificação dos elementos presentes naquela atividade, estruturados a partir dos princípios de Categorização. A etnometodologia permitiu um procedimento de investigação in loco e de levantamento de dados. A Análise de domínio permitiu selecionar um corpus no domínio de conhecimento abarcado pelas atividades do Laboratório. A navegação é uma atividade inerente a um portal e permite reunir informação virtual e referencial; a reunião destes dois tipos gerou, graças à categorização e à classificação, um instrumento que, além de um portal, pode, em sua implementação, ser utilizado, para gerir e controlar as ações desenvolvidas no laboratório, pois inclui elementos ligados diretamente à pesquisa, como, também à gestão não apenas de pessoas, mas de publicações e de financiamento.

Palavras-chave:Organização do conhecimento; Teorias de representação; Categorização; Análise de domínio; Etnometodologia; Anotação genômica.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: