//
você está lendo...
DataGramaZero

Lápides virtuais: análise das narrativas sobre a morte na rede social Orkut

GOULART, Elias Estevão; PRÖGLHÖF JR. Lápides virtuais: análise das narrativas sobre a morte na rede social Orkut. DataGramaZero, Rio de Janeiro, v. 14, n. 3, jun. 2013. Disponível em: <http://www.dgz.org.br/jun13/Art_05.htm>. Acesso em: 25 jul. 2013.

Resumo
Como parte das amplas transformações a que estão submetidas as sociedades pós-modernas, as tecnologias digitais da comunicação potencializam as capacidades humanas e expandem a produção e compartilhamento de capital social, sobretudo nos ambientes das redes sociais virtuais. A partir das apropriações tecnológicas, as noções de comunidade, identidade, cultura, vida, memória e até mesmo morte assumem contornos mais fluidos e possibilitam o desenvolvimento de inovações nas formas de interação e representação social, não mais restritas à territorialidade. A presente pesquisa analisa as narrativas produzidas a respeito da morte de usuários de redes sociais virtuais cujo perfil digital permanece disponível. O objetivo foi analisar uma relação de tópicos de um fórum baseado no Orkut para elucidar os discursos sobre a morte no interior da comunidade virtual ‘Profiles de Gente Morta’. Para tanto, foi realizado um estudo de caso da comunidade e, a partir da composição de um corpus, as postagens do fórum foram submetidas à análise de discurso. Os resultados mostraram ricas e diversificadas abordagens do tema, ora aproximando os usuários da reflexão sobre a finitude, ora conduzindo-os às interdições que cercam a morte no imaginário.

Palavras-Chave: Comunicação; Inovação; Tecnologias Digitais; Morte; Redes Sociais Virtuais; Análise de Discurso.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: