//
você está lendo...
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação

Acessibilidade: adequação das bibliotecas universitárias de Teresina aos portadores de deficiência visual

POTY, Edigar Pires; ALENCAR, Bruna Raquel de Oliveira Carvalho; SOARES, Sheury de Abreu; ANDRADE, Vanessa Aguiar dos Santos; RAMOS, Ruann Kássio Mota. Acessibilidade: adequação das bibliotecas universitárias de Teresina aos portadores de deficiência visual. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, out., 2012. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/view/1680/1142&gt;. Acesso em: 26 jul. 2013.

Resumo
As tecnologias assistivas reduzem ou eliminam as limitações ocasionadas por deficiências, proporcionando a acessibilidade, promovendo a inclusão do deficiente visual. Às bibliotecas cabe a função de armazenar, organizar e disseminar a informação. No caso do deficiente visual, a biblioteca exerce o papel de mediadora entre o aluno deficiente visual e a palavra escrita. O objetivo geral deste trabalho é conhecer a situação das bibliotecas universitárias referente à disponibilização de recursos tecnológicos que promovam a acessibilidade de portadores de deficiência visual. Os objetivos específicos são: verificar quais serviços e produtos são ofertados a este usuário; verificar se as bibliotecas em questão, estão estruturadas para atender o deficiente visual; identificar as tecnologias assistivas disponibilizadas nas bibliotecas universitárias de Teresina. A abordagem metodológica utilizada neste estudo consta de pesquisa bibliográfica, e estudo de caso. O resultado evidenciou que as bibliotecas universitárias de Teresina não estão estruturadas adequadamente para promover a acessibilidade de deficientes visuais. Além disso, demonstra a necessidade de uma mudança de atitude dos gestores destras instituições visando um atendimento qualificado aos deficientes visuais.

Palavras-chave: Acessibilidade. Tecnologia Assistiva. Bibliotecas Universitárias. Educação inclusiva.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: