//
você está lendo...
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação

Auditoria da informação no contexto biblioteconômico

PIRES, Erik André de Nazaré. Auditoria da informação no contexto biblioteconômico. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, out., 2012. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/view/1700/1186&gt;. Acesso em: 26 jul. 2013.

Resumo
Trata o interesse em propor o serviço de auditoria da informação no ambiente da Biblioteconomia. O trabalho tem por objetivo geral: mostrar a importância da aplicação da auditoria em termos de informação nas bibliotecas, centros ou unidades de informação para que as mesmas possam melhorar no tocante de atendimento ao consulente, em se tratando dos objetivos específicos têm-se: conceituar auditoria da informação para se ter conhecimento a respeito da sua finalidade e ilustrar a contribuição da mesma em paralelo com as funções da gestão da informação. O procedimento metodológico é constituído por meio de uma pesquisa fundamental por recuperar informações em material informativo que se relacionam com a temática do estudo. Sendo assim, a justificativa para a produção desse trabalho acadêmico é aportar sobre o tema em estudo com a finalidade de levar a tona e discutir ideias a respeito do apontamento em questão. Finaliza, entendendo que o bibliotecário como gestor da informação precisa estar qualificado a trabalhar com esse serviço voltado ao melhoramento dos serviços e produtos prestado aos seus usuários, principalmente de cunho tecnológico envolvendo o acesso às informações, atrelado as tecnologias informacionais, desde a sua recuperabilidade até o seu uso efetivo.

Palavras-chave: Auditoria da informação. Biblioteconomia. Gestor da Informação.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: