//
você está lendo...
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação

Documentação e memória: a trajetória da estória do Quilombo de Santana através da narrativa

ROMEIRO, Nathalia Lima; REIS, Maria Amélia. Documentação e memória: a trajetória da estória do Quilombo de Santana através da narrativa. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, out., 2012. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/view/1697/1147&gt;. Acesso em: 26 jul. 2013.

Resumo
O projeto traz como campo de pesquisa as atividades de extensão do Programa de Etnoconhecimento para um Etnoreconhecimento (PROETNO) do Núcleo InterTransdisciplinar de Educação, Saúde, Sexualidade e Cultura (NIESC), desenvolvida na comunidade tradicional quilombola de Sant’Anna no município de Quatis no Estado do Rio de Janeiro, sob a coordenação Profª. Dra. Maria Amélia Reis. Esta pesquisa tem por objeto de estudo investigar a estória através da memória narrativa da comunidade e documentação local. Assume como objetivo geral, construir a trajetória histórica do Quilombo com ênfase na memória (individual e coletiva) para que a comunidade compreenda sua importância como comunidade tradicional, elevando sua auto-estima como sujeito social numa comunidade remanescente de quilombo. Adota como método o estudo histórico, etnográfico, qualitativo e antropológico que envolvem pesquisas por meio de entrevistas abertas e questionários direcionados a comunidade quilombola de Santana na tentativa de apresentar sua trajetória histórica para a elevação de sua auto-estima. A pesquisa se justifica por possibilitar a reflexão da comunidade quilombola de Santana a respeito de sua identidade enfatizando a importância de sua construção no estudo de sua Memória além de permitir a divulgação e discussão da trajetória histórica, política e cultural de uma comunidade tradicional brasileira (comunidade Quilombola de Santana) nos espaços escolares e de educação informal (museus e bibliotecas), tornando assim a temática abordada cada vez mais presente nas discussões cotidianas.

Palavras-chave: Memória. Re-conhecimento. Perfil do bibliotecário. Informação.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: