//
você está lendo...
Múltiplos Olhares em Ciência da Informação

Estratégia para conservação de acervos bibliográficos: relato de experiência

RIBEIRO, Ângela Aparecida; ROSA, Joyce Karolinne de Siqueira. Estratégia para conservação de acervos bibliográficos: relato de experiência. Múltiplos Olhares em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, out., 2012. Disponível em: <http://portaldeperiodicos.eci.ufmg.br/index.php/moci/article/view/1713/1155&gt;. Acesso em: 26 jul. 2013.

Resumo
O desgaste dos livros de uma biblioteca é inevitável, podendo ser ocasionado tanto pelo uso contínuo quanto por ações inadequadas dos usuários. Este trabalho tem como objetivo apresentar o relato de experiência das visitas monitoradas que compõem o projeto “Educação para a preservação: uma estratégia para a conservação de material bibliográfico”, realizado no Laboratório de Preservação de Acervos (LPA) da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Participaram deste projeto em 2011 e primeiro semestre de 2012, crianças e adolescentes de ambos os sexos, com idade variando entre sete a quinze anos, cursando ensino fundamental e médio, de escolas da rede pública estadual e municipal de ensino da Região Metropolitana de Belo Horizonte/MG. Para realização do projeto foram seguidas as seguintes etapas: 1) Diagnóstico da biblioteca; 2) Palestra sobre evolução dos suportes da informação e conservação preventiva do livro; 3) exposição de reálias de suportes dos registros de conhecimento utilizados pelo homem ao longo da história para registrar o conhecimento; e 4) Oficina de técnicas simples para recuperação de livros danificados. Inicialmente verificou-se desconhecimento de atitudes adequadas de conservação do acervo bibliográfico por parte dos usuários das bibliotecas escolares, o que justifica e impõe a necessidade de medidas de conservação do acervo e educativas junto ao público usuário.

Palavras-chave: Conservação de acerco bibliográfico. Oficina educativa e de preservação.

Anúncios

Discussão

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Artigos separados por assunto

Aplicações de informação Arquitetura de informação Automação de bibliotecas Bases de dados Bibliometria / Informetria/ Cientometria / Webmetria Biblioteca escolar Bibliotecas Virtuais e Digitais Biblioteconomia Biblioterapia Catalogação Classificação Competência informacional Comportamento informacional Comunicação científica Comunicação mediada por computador Desenvolvimento de coleções Disseminação da informação Divulgação científica Economia da informação Educação à distância Epistemologia da Ciência da Informação Estudos de necessidades e usos de informação Estudos de usuários Estudos Interdisciplinares Fontes de informação Formação Profissional Fundamentos da Ciência da Informação Gestão da Informação Gestão de Qualidade de Informação Gestão do Conhecimento História da Ciência da Informação Inclusão digital Indexação Informação científica Informação em arquivos Informação em Arte Informação em bibliotecas Informação em museus Informação industrial Informação tecnológica Inteligência Competitiva Internet Internet/Web Leitura Marketing de informação Mediação da informação Metadados Metodologias da Ciência da Informação Mineração de dados Obras Raras Ontologia Organização do Conhecimento Organização e Processamento da Informação Políticas de informação Preservação e Segurança digital Processamento automático de linguagem Redes e Sistemas de informação Repositórios institucionais Representação da Informação Sistemas de recuperação da informação Tecnologias da Informação Teoria da Informação Tesauros Transferência de Informação Visualização da informação Vocabulários controlados Ética da informação Ética na informação

Arquivos

%d blogueiros gostam disto: